sábado, 2 de abril de 2016

Um órgão vital que você pode estar maltratando

Você sabia que é muito importante cuidar do seu intestino pra emagrecer?
Um intestino saudável é por onde a saúde começa: Ele tem uma grande influência no nosso humor (no estado mental), na nossa aparência (pele, unha, cabelos) e no nosso metabolismo.
Alguns indícios de que o intestino vai mal: confusão e cansaço mental, mal humor, olheiras, unha e cabelos fracos, e, advinhe? Espinhas!
A nossa pele não mente. Hoje eu bato o olho na pessoa e sei na hora se o intestino dela está saudável ou não, só olhando a pele dela.
Sem falar que a nossa nutrição acontece quase que completamente pelo nosso intestino e pelas lindas bactérias que o habitam, ou seja: Problemas intestinais podem atrapalhar a absorção dos nutrientes mais importantes para sua saúde.
Pra mim existem três dicas simples pra quem quer ter uma boa saúde intestinal:
1 – Evitar os alimentos que atrapalham seu intestino
Esse é um dos principais motivos pelo qual não consumo mais no meu dia a dia alimentos feitos de trigo, açúcar e outros FODMAPS(“Fermentable Oligo-, Di-, Mono-saccharides And PolyolS” – [Oligo/di/mono]sacarídeos e polióis fermentáveis).
2 – Probióticos
Você sabia que, para cada célula no seu corpo, existem cerca de 10 bactérias? Isso mesmo. Você é 10% humano, 90% flora intestinal. Mas não assuste, isso é uma coisa boa! Nós precisamos das 100 trilhões de bactérias de 500 espécies diferentes pra sermos saudáveis.
O que pode acontecer é você alimentar mais as que te fazem mal do que as que te fazem bem. Aí, você está alimentando um exército que te faz mal. Os probióticos são os alimentos ricos em bactérias benéficas que dão uma força pros seus aliados, na guerra microscópica que acontece na sua barriga, nesse exato momento.
Os probióticos são bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. Assim, o consumo regular de alimentos probióticos ajuda o funcionamento intestinal e ainda fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças, como gripes e resfriados.
Alguns exemplos de probióticos são os Lactobacillus acidophillusL. casei e L. bifidum que, geralmente, são acrescentados em determinados alimentos que passam a ser denominados alimentos probióticos, como, por exemplo:
=> Yakult, Activia, Kefir;
=> ​Produtos orientais à base de soja, legumes e verduras, como Miso, Natto, Kimchi, que podem ser comprados em lojas especializadas.

Estes, quando consumidos regularmente, melhoram o trânsito intestinal, sendo especialmente indicados para casos de prisão de ventre e diarreia causada pela ingestão de antibióticos. Para alcançar os benefícios é recomendado o consumo de 1 iogurte com probióticos por dia, todos os dias. Os resultados podem começar a serem vistos após 7 dias.
3 – Prébióticos
Você deve estar cansado de ouvir fibra pra cá, fibra pra lá, blablabla!
Mas sobre a função mais importante das fibras, pouco se fala: São elas que alimentam a parte mais importante da nossa flora intestinal.
Em breve vou postar um artigo desbalelizador com tudo que você precisa saber sobre fibras mas já te adianto: as fibras mais saudáveis aparentemente são as solúveis, fermentáveis e viscosas. Ótima fonte? Lentilha! Além, claro, do amido resistente.
E o Kefir?
O Kefir é um dos probióticos mais potentes que existem. Pode-se comer o grão do kefir também.
Com a tampa completamente fechada o kefir fica bastante gaseificado, com um limão fica muito gostoso! Para saber mais sobre kefir ou onde conseguir, veja esse artigo.
Vamo que vaaamo!


Kefir
Se vc ganhou a doação de KEFIR  DE LEITE FRESCO ainda no leite...
É só colocar no leite, aguardar 12 horas coar esse Kefir e desprezar esse primeiro leite, 
Coloque novamente no leite, e deixe fermentando por 12, 24 ou 48 horas a seu gosto e coe .

O leite desprezado pode ser usado pra fazer patês, vitaminas, molhos de salada... 

Fonte:
http://emagrecerdevez.com/um-orgao-vital
http://www.tuasaude.com/o-que-sao-os-probioticos/
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/08/1s-cuidados-ao-ganhar-kefir.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário