sábado, 26 de março de 2016

Dança do Ventre para emagrecer

Muitas pessoas pensam que os únicos exercícios que contam são os que são feitos na academia, na esteira, bicicleta ou elíptico. Acontece que depois de um tempo, esses exercícios repetitivos começam a ficar chatos, e sua motivação para se exercitar diminui. E aí que outras atividades podem entrar, entre elas a dança do ventre. Mas será que a dança do ventre emagrece mesmo? Como ela pode ser benéfica para seu corpo e saúde?
A dança do ventre emagrece e proporciona vários outros benefícios. No que diz respeito à perda de peso, essa dança emagrece porque quem pratica precisa fazer vários movimentos com o corpo, e isso aumenta a queima de calorias, o que favorece a perda de peso – para você ter uma ideia, uma hora dançando a dança do ventre pode levar o seu corpo a queimar até 400 calorias.
Além disso, se você quiser fazer aula de dança do ventre com o objetivo de perder peso, existem professoras que oferecem aulas de dança voltadas para quem deseja emagrecer (bellyfitness). Essas aulas são divertidas, e são verdadeiros treinos aeróbicos emagrecedores.
A dança do ventre estimula a feminilidade e a sensualidade, e isso pode te deixar muito mais animada e autoconfiante. Quem a pratica também ganha mais coordenação motora, condicionamento físico e flexibilidade, aumenta a autoestima e a autoconfiança.
Durante as aulas de dança do ventre você tem a oportunidade de extravasar as energias, se divertir e fazer amizades. Mas não é só isso.

Benefícios da dança do ventre
Melhora da postura e tonificação muscular
A dança do ventre tonifica os músculos das pernas, abdômen, quadril e costas, além de ajudar as juntas e ligamentos com movimentos suaves e repetitivos que estimulam a lubrificação dos mesmos. A dança do ventre também usa pequenos grupos musculares das costas, que geralmente não são exercitados, e os fortalecem. Os músculos tonificados melhoram a postura e previnem dores nas costas.
Os braços e ombros também são tonificados com os movimentos da dança. Como o praticante da dança fica em pé, a dança do ventre pode ser considerada um exercício de suporte de peso, e exercícios desse tipo podem prevenir osteoporose e fortalecer os ossos, além de ajudarem na tonificação geral dos músculos do corpo, melhora da postura, aumenta a flexibilidade e a resistência muscular. Por isso, podemos dizer que a dança do ventre emagrece realmente, já que quanto mais músculos no corpo, mais calorias você queima em repouso. 
Preparo para o parto
Os movimentos da dança do ventre são um excelente exercício pré-natal, tonificando os músculos que são usados durante o parto. Também é um bom exercício para mulheres que querem ter um parto normal, já que seus movimentos facilitam o parto natural.
Redução do estresse
Os movimentos suaves e repetitivos da dança do ventre ajudam a aliviar o estresse, já que a concentração necessária para mantê-los faz com que a pessoa se esqueça do estresse. Um dos efeitos do estresse é a tensão muscular, que causa contrações e espasmos musculares em músculos dos ombros, pescoço ou costas, e pode acabar causando dores.
Com a dança do ventre, os músculos relaxam e a circulação de sangue aumenta, evitando as dores. Fazer dança do ventre emagrece porque o hormônio do estresse, cortisol, promove o depósito de gordura ao invés de deixar que ela seja queimada como energia. Assim, com a dança do ventre te desestressando, você pode emagrecer mais facilmente.
 Mahaila El Helwa
Exercício de baixo impacto
A dança do ventre é um exercício aeróbico muito gentil com os joelhos e tornozelos, e como muitas danças do Oriente Médio, é considerada um exercício de baixo a nenhum impacto, fazendo dela um bom exercício para pessoas com problemas em juntas, ligamentos, ou que sofreram alguma lesão e estão se recuperando.
A dança do ventre pode ser considerada uma atividade física de baixo impacto, pois seus movimentos são contínuos, porém suaves e ondulatórios. Esses movimentos são combinados com vibrações curtas e rápidas, ou então vibrações maiores e bem marcadas. Isso trabalha todo o copo, principalmente a região do quadril e abdômen, mas sem provocar impactos potencialmente prejudiciais.
A dança do ventre emagrece e trabalha vários músculos do corpo, no entanto, esses não são os únicos benefícios que ela é capaz de proporcionar.
A dança do ventre é excelente para prevenir algumas doenças articulares, como, por exemplo, artroses e artrites. Além disso, ajuda a melhorar a circulação sanguínea, em especial a circulação sanguínea nas pernas. 
Quanto a dança do ventre emagrece?
A dança do ventre é um exercício aeróbico que faz você trabalhar várias partes do corpo, queimar calorias, tonificar músculos e aumentar a flexibilidade.
A quantidade de calorias que você queima depende do ritmo da aula de dança do ventre que você escolhe e do seu peso. Em média, uma pessoa de 70 kg pode perder até 300 calorias em uma hora de dança do ventre. E o melhor, não é um exercício repetitivo como os daqueles aparelhos das academias, e você nunca vai ficar entediado com ele.
A quantidade de calorias que você gasta em uma aula de dança do ventre depende do foco da aula. Algumas se focam em movimentos mais lentos, que envolvem mais flexibilidade do que um exercício aeróbico, e nesse tipo de aula você perde menos calorias. Em outras, com movimentos mais rápidos e com um ritmo mais acelerado, você perde mais. A frequência com que você faz a dança do ventre também entra nessa equação.
É claro, se você perde peso ou não com a dança do ventre depende de uma outra conta. Você só perde peso quando consome menos calorias do que gasta. Um déficit de 7700 calorias gera uma perda de 1 quilo de peso, o que significa que se você tiver um déficit de 550 calorias por dia, você pode perder meio quilo em uma semana. Isso quer dizer que, depois de uma hora de dança do ventre, você só tem que gastar mais 250 calorias em outras atividades ou não ingerir essas calorias, e você estará no caminho da perda de peso saudável e duradoura.
Giselle Kenj
Dança do ventre x barriga
A professora de dança do ventre Giselle Kenj explica que isso não passa de um mito. "Essa dança nem dá barriga e nem deixa a barriga flácida. Pelo contrário, quando bem executada e com a postura correta, enrijece a barriga, molda os músculos oblíquos do abdômen e ajuda a secar", afirma.
Com 50 anos e um corpo de dar inveja, ela desenvolveu exercícios para a dança que trabalham em conjunto com o abdômen, deixando-o impecável. "A dança do ventre trabalha a musculatura da região da barriga através do abdômen, que é dividido em três partes: reto, oblíquo e inferior. Ao executar os exercícios com a postura correta que é com o  quadril encaixado, a musculatura se desenvolve e vai aquecendo a região subcutânea queimando a gordura. É uma dança que acelera o metabolismo", diz. 
Além dos benefícios físicos, como emagrecimento, enrijecimento muscular, reeducação da postura, aumento da flexibilidade e desenvolvimento da silhueta feminina, a prática ajuda a eliminar o estresse, melhorar a respiração e a autoestima. 
E qualquer pessoa, de todas as idades, mesmo que não tenha nenhuma experiência anterior, pode começar a dançar. "O ideal é fazer duas aulas por semana, de uma hora e meia cada", indica.
Conclusão
A dança do ventre emagrece, é um bom exercício aeróbico que pode te ajudar a sair da rotina dos seus exercícios, e assim te ajudar a se manter no caminho certo para a perda de peso por mais tempo.
Quando você tem um programa planejado de exercícios e alimentação, criando o déficit de calorias necessário para que você perca peso, fazer dança do ventre emagrece. Ela também ajuda a tonificar seus músculos, aumentar sua flexibilidade, e é uma boa forma de exercício caso você tenha lesões que o impeçam de fazer um exercício de maior impacto. Enfim, pode ser realmente uma ótima opção para quem deseja perder peso com saúde e de forma divertida e descontraída.

Fonte:
http://emagrecimentourgente.com/danca-do-ventre-emagrece-mesmo/
http://www.mundoboaforma.com.br/danca-ventre-emagrece/
http://www.bolsademulher.com/corpo/danca-do-ventre-emagrece-deixa-barriga-flacida-professora-explica

Nenhum comentário:

Postar um comentário