sábado, 12 de março de 2016

Malhar doente

Você quer estar com o corpo esbelto e com as formas impecáveis. Mas, eis que o inesperado acontece e você fica gripado ou resfriado. Nariz carregado, dores pelo corpo (como se as do treino já não fossem suficientes), cansaço e desânimo para fazer qualquer coisa. Ou melhor, não importa se é gripe, apenas um mal estar, dor de cabeça, vômito ou está de ressaca.
Ainda assim, você insiste em continuar nos exercícios, praticando corrida e musculação, drenando toda a energia do seu corpo. Uma ótima demonstração de fibra e dedicação ao treino, não é? Sim, e uma grande demonstração de estupidez também porque essa ideia não é uma boa escolha já que nesse momento o organismo precisa de repouso para se recuperar.
Ao mesmo tempo que exercícios podem estimular o bom funcionamento do sistema imunológico, exercícios que demandam demais do corpo (como um treino pesado) tendem a afetar negativamente as defesas do nosso corpo. Isto não é um problema quando você está bem, mas quando estamos doentes e com o nosso organismo já debilitado, isto pode ser uma péssima ideia. Treinar, neste caso, pode apenas prolongar a gripe e atrapalhar os seus treinos por mais tempo.
Estou doente, posso me exercitar?
A indicação geral neste caso é apenas ficar em casa repousando, se hidratando corretamente e voltar às atividades intensas quando estiver melhor. Além do mais, é bem provável que, ao continuar se exercitando doente, a situação piore. Seu organismo tenta a cada segundo do dia brigar contra a doença, mas não encontra energia suficiente para fazer isso e o que acontece? As defesas caem e as barreiras que nos protegem contra os micro-organismos intrusos ficam, cada vez mais, enfraquecidas.
Um bom exemplo prático e visual de como o exercício pode prejudicar na recuperação é quanto à desidratação. Alguns sintomas de certas doenças, como a diarreia, resultam em uma grande perda de líquidos pelo corpo. Soma-se a isso, o fato de que durante os exercícios perdemos muito líquido através do suor. As chances de desidratação são bem elevadas.
Neste caso, você corre o risco de agravar o seu estado de saúde. Em vez de apenas um simples resfriado, você pode evoluir para uma gripe ou, até mesmo, para uma infecção bacteriana, com direito a febre, dor de cabeça, corpo dolorido e todos os outros sintomas que podem vir no pacote. Isso significa mais tempo de repouso e, consequentemente, mais tempo longe das academias.
O que fazer? 
Isso é bem simples. Está doente? Então curta o momento. Aproveite o tempo de repouso em casa para relaxar o máximo que conseguir. Assista a um filme, leia um bom livro, jogue cartas com um amigo (se a doença não for contagiosa, é claro).
Quantas vezes estamos tão cansados da rotina e a única coisa que queremos é ficar debaixo das cobertas num dia frio assistindo a um filme ou ouvindo uma boa música?
Entretanto, veja o que defendem os especialistas do American College of Sports Medicine, principal instituição americana de medicina esportiva.
Pode
=> Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.
=> Voltar à ginástica quando estiver quase boa. "As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves", explica o infectologista Artur Timerman, de São Paulo.
=> Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.
Não pode
=> Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. "Forçar o corpo além do limite pode agravar sua condição, que está sensível", avisa o médico.
=> Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. "Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora", aconselha Timerman.
Egoísta, eu?
Ao treinar gripado ou com qualquer doença infecciosa você está sendo um grande sacana ao expor todos a sua volta com vírus e/ou bactérias que poderão afetar a vida e o treino de terceiros. Academias são um paraíso de germes com um monte de pessoas expelindo fluidos em coisas que são compartilhadas. Ir treinar doente é a coisa mais estúpida e egoísta que você pode fazer, portanto faça um favor a todos e fique em casa.
Dá até para colocar o trabalho e os estudos em dias e voltar para a rotina de dia a dia com muito mais gás e maior tranquilidade. Para uma recuperação rápida e eficiente, invista em uma boa alimentação e tome os medicamentos sempre na hora correta.

Fonte:
http://www.hipertrofia.org/blog/2014/08/21/porque-treinar-gripado-e-uma-estupidez/"
​http://mdemulher.abril.com.br/fitness/boa-forma/com-gripe-e-melhor-malhar-ou-descansar​
​http://malharbem.com.br/estou-doente-posso-exercitar/​

Nenhum comentário:

Postar um comentário