monitor cardíaco hospitalar |
Treinar com um monitor é como possuir um treinador portátil e por tempo integral ligado ao seu corpo. Eles eliminam a incerteza da intensidade de treinamento e servem como excelentes guias para aqueles momentos em que você precisa avaliar precisamente sua performance e ajustar seu regime de treinamento.
Você conseguirá identificar reações que acontecem no seu corpo com a ajuda do monitor de frequência cardíaca, como o treinamento, velocidade, recuperação, fadiga, resistência. Relacionando a sua percepção com as situações de treinamento que o seu frequêncímetro está te dando você será capaz de seguir um programa de treinamento que fará sentido para o seu corpo.
Nunca soube a finalidade real de um monitor cardíaco e nem imaginava que o número de vezes que me coração bate está diretamente ligado à perda de gordura, proteínas ou carboidratos.
É muito legal entender isso porque nem sempre correr ou suar mais, me fará emagrecer mais. Isso porque para cada frequência cardíaca que estamos, queimamos mais gordura, proteínas ou carboidratos. Para emagrecer, ficar mais esbelto(a), é melhor manter as batimentos na faixa de 60% à 75% da frequência cardíaca máxima.
Como calcular sua frequência cardíaca máxima?
FCM = 220 – idade = Frequência Cardíaca Máxima
FCM x 60% = limite mínimo
FCM x 85% = limite máximo
É recomendado que não passe de 85%. Estes valores são de seguranças e correspondem à zona alvo de treinamento. Para os mais adeptos aos esportes e atletas, um profissional pode “afinar” melhor as porcentagens. Se não gosta de matemática, aqui você acha os valores sem fazer contas.
Como calcular a intensidade correta para perder peso ou aumentar a resistência? Bom, daí é só olhar os números abaixo e em posse dos dados da sua frequência cardíaca, malhar bastante.
Dicas:
– Seu cinto torácico depende de uma certa quantidade de umidade para garantir a condutividade. Antes que você coloque o cinto em sua posição, umedeça o local onde os eletrodos estão em contato com a sua pele. Use água ou saliva.
– Se você estiver obtendo uma série de leituras erradas, verifique se o seu cinto está justo, o cinto frouxo pode ser a causa.
O Teste Ergoespirométrico é um procedimento que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seu sistema cardiovascular, muscular e pulmonar à situações de esforço. São informações importantes para serem usadas nos programas de treino.
Existem cinco zonas diferentes de treinamento que correspondem a cinco diferentes níveis de intensidade de exercício. Todas essas zonas podem ser acompanhadas pelo o seu monitor de frequência cardíaca:
Zona L1 – 50 a 60% da FCMax (Zona das “grandes distâncias em ritmo lento”)
Zona L2 – 60 a 70% da FCMax (“Limiar de condicionamento aeróbico”)
Zona L3 – 70 a 80% da FCMax (Efeito treinamento, exaustão do corpo)
Zona L4 – 80 a 90% da FCMax (Nível “duro”)
Zona L5 – 90 a 100% da FCMax (Treinar no máximo)
monitor cardíaco sem cinta |
Zona de saúde do coração (Zona de Aquecimento) – Corresponde a 50%-60% do batimento cardíaco máximo.
Essa é a zona mais fácil e confortável de se exercitar e é a melhor para pessoas iniciantes ou que possuem alguma limitação funcional. A caminhada é um bom exemplo de exercício que coloca as pessoas dentro dessa zona de treinamento.
Apesar dessa zona ter sido criticada por não queimar muitas calorias e não ser intensa o suficiente para proporcionar grandes benefícios cardiorespiratórios, ela tem-se mostrado uma excelente ajuda para diminuir a gordura corporal, a pressão arterial e o colesterol.
Ela ainda diminui o risco de doenças degenerativas e apresenta pouco risco de causar lesões. Nessa zona, 10% dos carboidratos são queimados (usados como fonte de energia), 5% de proteínas são queimadas e 85% de gordura é queimada. A desvantagem é que é necessário muito tempo de atividade física nessa zona para se ter uma queima de gordura.
Zona de queima de gorduras (Zona de Fitness) – Corresponde a 60%-70% do batimento cardíaco máximo.
Novamente, 85% das calorias queimadas nessa zona são provenientes da gordura, 5% de proteínas e 10% de carboidratos. Estudos têm demonstrado que nessa zona são mobilizadas gorduras para serem usadas como fonte de energia pelos músculos. Dessa forma, os benefícios dessa zona vão muito além daqueles obtidos na Zona Saúde do Coração. Agora você vai aumentar o número de calorias queimadas e obter mais benefícios cardiorespiratórios. Como 85% das calorias queimadas são provenientes da gordura, essa é a zona preferida por aqueles que querem ficar com um visual mais definido e sarado, com um percentual mais baixo de gordura corporal.
Em relação ao tempo de atividade, a sua meta deve ser exercitar-se por 30 minutos dentro dessa zona de treinamento. Isso porque depois de 20 minutos você começa a queimar mais calorias. Seu corpo precisa de tempo para aquecer.
Zona de endurance/resistência (Zona Aeróbica) – Corresponde a 70%- 80% do batimento cardíaco máximo.
Essa é a zona preferida se você está treinando para eventos de Endurance (Resistência), tais como maratona, ciclismo, futebol, dentre outros. Nessa zona sua capacidade funcional vai melhorar muito. Há um aumento do número de vasos sanguíneos, da ventilação pulmonar, uma maior oxigenação corporal, um aumento do vigor físico e do volume de sangue bombeado.
O seu número de batimentos cardíacos em descanso vai diminuir. Mas o que tudo isso significa? Isso quer dizer que todo o seu sistema cardiovascular e respiratório vai melhorar e você vai melhorar a sua saúde, e, em particular, a do seu coração. Nessa zona, 50% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos, 50% das gorduras e menos de 1% das proteínas.
Zona de VO2 máximo (Zona de Performance ou Zona Anaeróbica) – Corresponde a 80%-90% do batimento cardíaco máximo.
Os benefícios dessa zona incluem a melhora no VO2 máximo (máximo de oxigênio que você consome durante o exercício) e dessa forma uma melhora no sistema cardiorespiratório. Há, ainda, maior tolerância ao ácido lático, o que significa que a sua resistência vai melhorar e você não irá se cansar tão facilmente.
Pela intensidade ser alta, mais calorias serão queimadas nessa zona quando comparada às 3 zonas anteriores. Apesar de mais calorias serem queimadas nessa zona, 85% das calorias queimadas são provenientes dos carboidratos, 15% da gordura e menos de 1% da proteína.
Zona de esforço máximo (Zona da Linha Vermelha) – Corresponde a 90%-100% do batimento cardíaco máximo.
Essa zona queima mais calorias do que qualquer outra, só que é a zona em que as gorduras são menos utilizadas como fonte de energia. Cerca de 90% das calorias queimadas são provenientes de carboidratos, 10% de gorduras e menos de 1% de proteínas.
Essa zona é tão intensa que poucos conseguem ficar nela por muito tempo. Você só deve treinar nessa zona se estiver em ótima forma física. Geralmente, as pessoas a usam para intercalar o treinamento. Por exemplo, você pode intercalar seu treinamento entre a Zona Aeróbica e a Zona de Esforço Máximo.
Fonte:
http://www.eliminandopeso.com.br/monitor-cardiaco
http://www.netacademias.com.br/a-importancia-de-usar-o-monitor-cardiaco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário