sábado, 16 de setembro de 2017

Congelando a comida

Vamos organizar nossa vida (e cozinha) pra não cair na tentação de uma pizza e atrapalhar a sua dieta, ou cair de boca nos alimentos industrializados e prontos para o consumo.
Para driblar essa situação e garantir uma alimentação mais saudável, uma das opções é optar pelo congelamento dos alimentos. É possível planejar as refeições da semana toda, tendo sempre à mão comida caseira e ainda economizar tempo e dinheiro.
Veja abaixo algumas dicas de organização para facilitar e agilizar a sua vida👇:
O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria, entre -18ºC e -23ºC. A grande vantagem do congelamento é que o processo melhora a preservação dos alimentos em comparação com o armazenamento na refrigeração.
Mas apesar de ser uma prática muito comum, não basta apenas guardar os alimentos em qualquer recipiente e colocar de qualquer jeito no freezer ou no congelador. É preciso ter alguns cuidados para manter a qualidade da comida congelada.
Separe alimentos de boa qualidade e faça os procedimentos necessários para cada tipo (veja dicas abaixo). O ideal é dividir em pequenas porções, suficientes para o consumo de uma de uma só vez. Assim, você não precisar descongelar tudo e usar apenas metade.
Coloque a comida em embalagens adequadas, como potes plásticos ou de vidro, contanto que ambos tenham tampas plásticas que fechem hermeticamente.
Outra opção é usar sacos plásticos próprios para alimentos, mas lembre-se de retirar todo o ar na hora de embrulhar a comida. Identifique cada pote ou saco plástico com o nome do prato e a data do congelamento. Fica muito mais fácil saber se o conteúdo ainda é próprio para o consumo.
Como congelar carnes - As carnes, bem como aves e peixes, devem estar limpas e com pouca ou nenhuma gordura para o congelamento. Os potes ou pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição. Além disso, bifes e costeletas devem ser embalados um a um. Já as carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras.
Para descongelar carnes, basta passar o recipiente para a geladeira pelo menos cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou usar a função descongelar do forno micro-ondas.
Tempo de armazenamento: Carne de boi ou vaca dura até 12 meses / Carne de porco ou vitela dura até 9 meses / Carne moída dura até 4 meses
Como congelar legumes e hortaliças - Use somente legumes que não estão maduros para congelar. Retire pontas ou fios dos legumes e no caso das hortaliças, remova as partes estragadas. Lave bem em água fria, e depois pique em pedaços iguais.
Coloque em uma peneira, mergulhe-os em água fervente, logo em seguida, em água fria. Escorra bem e deixe esfriar. Isso ajuda a conservar melhor as características como sabor, cor, textura, além de diminuir a atividade enzimática e proliferação de bactérias. Para consumir os legumes congelados, basta colocá-los em uma panela com água e sal, tampar e esperar até que fiquem cozidos.
Tempo de armazenamento: até 12 meses
Como congelar frutas - Armazene as frutas na quantidade exata que serão consumidas, mas antes, limpe-as e retire todos os caroços. As frutas congeladas podem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.
Tempo de armazenamento: até 9 meses
Alimentos que não devem ser congelados - Receitas à base de maisena, ovos com casca, claras cozidas ou em neve, gema crua, maionese, chantilly, iogurte, vegetais crus, folhas de verduras, banana, pera, queijos cremosos, macarrão sem molho e cremes engrossados.

Para não perder a validade dos alimentos... é recomendável que se faça etiquetas para identificar o alimento, a data de congelamento e a sua validade. Disponibilizo abaixo as etiquetas que criei para mim e cada cor simboliza uma semana do mês, acaso queira preparar o menu semanal e já deixar pronto para o mês inteiro.
Dica: Para economizar com etiquetas, você pode imprimir em folha de etiqueta de vinil (permanente) para impressora jato de tinta e já deixar colada nos seus potes de congelamento; como o vinil é plástico, você pode usar caneta de quadro branco para reutilizar (ao lavar com sabão a informação é apagada). 😉

Fonte:
https://www.dicasdemulher.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-comida-congelada/

sábado, 2 de setembro de 2017

Dançar prevenindo doenças como Alzheimer

Um novo estudo mostrou que dançar pode ajudar pessoas mais velhas a reverter sinais de envelhecimento no cérebro. A atividade também pode contribuir no tratamento e prevenção de Alzheimer.
Publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience, a pesquisa foi feita por cientistas do Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas de Magdeburgo.
Ao todo, 26 idosos participaram da análise. Eles foram dividos em dois grupos: o de dança, com 14 participantes que tinham uma média de idade de 67 anos. E a turma que fazia exercícios de resistência e flexibilidade, com 12 pessoas, sendo que a idade média foi de 69 anos. 
Durante 18 meses, os idosos tiveram rotinas de atividades físicas. O resultado do estudo apontou que ambos grupos demonstrara melhora no funcionamento do hipocampo — região relacionada a doenças, como o Alzheimer, pois é 'sede' da memória e do equilíbrio do corpo humano. Entretanto, somente a turma de dança apresentou aumento significativo na melhora do equilíbrio. Para os pesquisadores, isso está relacionado aos movimentos dançantes.  
"Nós tentamos oferecer aos idosos do grupo de dança uma constante mudança na rotina com diferentes gêneros músicas (jazz, música latina e line dance)", disse em comunicado Kathrin Rehfeld, autora do diagnóstico."Passos, movimentos com os braços, formações, velocidade e ritmo eram trocados a cada duas semanas para mantê-los no processo de aprendizado", explicou. "O aspecto mais desafiador para eles foi lembrar das aulas sob pressão do tempo e sem nenhuma dica do instrutor." 
Com o estudo, a equipe agora quer desenvolver novos programas de exercícios para ajudar a prevenir o declínio de funções mentais provocados pelo envelhecimento

Fonte:
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/08/dancar-pode-prevenir-envelhecimento-do-cerebro-e-alzheimer-diz-pesquisa.html