Adaptado por Alyka Parvaneh
Não é mais novidade e todas nós já conhecemos a regra básica do verão: hidratar a pele depois do sol é obrigatório para evitar as famosas ruguinhas precoces, já que os raios solares provocam ressecamento e envelhecimento da pele.
O que muita gente desconhece é a importância dessa mesma hidratação antes dos primeiros raios de sol. Repare que, durante o inverno, o frio provocou ressecamento na sua pele. Sabe por que isso aconteceu? Porque as glândulas sebáceas — que são as responsáveis pela fabricação da gordura que lubrifica a pele — não trabalharam o suficiente por falta de calor. Para entender melhor: imagine as glândulas sebáceas como um pacote de margarina. Quando exposto ao calor ele derrete toda a gordura que tem dentro e se espalha. O mesmo acontece com as nossas glândulas: o calor aquece todo o corpo, estimulando as glândulas que passam a produzir mais gordura. Esta gordura sobe até a camada superficial da pele (epiderme) e se espalha. Sem calor as glândulas sebáceas trabalham menos.
Sua Aliada, a Água
Somado à falta de gordura, os dias mais frios ainda provocam uma escassez de umidade na pele. A água que o corpo recebe é toda absorvida para esquentar o organismo e os órgãos vitais que precisam de calor para trabalhar. Como a pele não é orgão vital, é a última a receber umidade. Isso, quando recebe. Resultado: desidratação.
É claro que você não pode ir assim para o sol, com a pele absolutamente carente de umidade. É como ir para a guerra sem nenhuma arma. O primeiro passo, portanto, é começar a tomar água. Isso mesmo. "No mínimo dois litros por dia", diz a dermatologista Lilian Estefan Lage, de São Paulo. Ela contribui para hidratar o corpo de dentro para fora, oferecendo a matéria-prima básica para a sua pele.
A segunda etapa cabe aos hidratantes, que têm a função básica de recuperar o manto hidrolipídico, uma película que reveste a epiderme e é formada por água e pela secreção de gordura natural da pele.
Descubra Seu Tipo de Pele
Mas antes de sair por aí invadindo as prateleiras de cosméticos, conheça o seu tipo de pele. Isso vai evitar que você obstrua os poros com produtos gordurosos e inadequados ou que compre cosméticos leves demais para recuperar uma pele supercarente de umidade. Descubra, a seguir, que pele é a sua:
Pele Normal: Ela é saudável e luminosa. Tem textura lisa, suave e aveludada. Os poros são unidos, é flexível e elástica. Não sente a necessidade de cremes muito oleosos.
Pele Seca: É pálida, opaca, de textura fina e descamante. Os poros são tão unidos que se tornam quase imperceptíveis. Não tem elasticidade nem flexibilidade. Necessita e absorve os cremes mais pesados e untuosos.
Pele Oleosa: Geralmente amarelada, brilhante e de textura grossa (espessa), ela tem poros dilatados. Tem, também, tendência ao aparecimento de cravos e espinhas. Recusa os cremes oleosos.
Fonte: http://www2.uol.com.br/simbolo/corpoacorpo/1096/mate01.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário